Só quem já teve que enfrentar uma crise na sua empresa sabe o quão imprevisível e desgastante ela pode ser, principalmente quando não temos as habilidades e competências necessárias para enfrentá-la. Por isso, neste artigo, iremos te mostrar algumas habilidades de liderança essenciais para tempos de crise.
1. COMUNICAÇÃO EFETIVA:
Uma das competências mais importantes que um gestor deve possuir, principalmente em momentos de crise, é a habilidade de se comunicar efetivamente. Um bom líder precisa saber comunicar os problemas para a sua equipe e também as possíveis formas de corrigí-lo.
2. PLANEJAMENTO:
Sabemos que não é possível prever todos os problemas que podem prejudicar a sua empresa, porém possuir uma boa estratégia de planejamento já pode ajudar a preveni-la de boa parte desses problemas. Por isso é tão importante ter a capacidade de criar um plano e, acima de tudo, conseguir cumpri-lo.
3. SABER REAGIR:
Momentos de crise são também momentos de grande tensão dentro da empresa, por conta disso uma competência essencial para um gestor é a de saber reagir adequadamente em determinadas situações.
4. AGILIDADE:
Ser ágil também é uma competência bastante vantajosa em momentos de crise, pois com ela é possível não só executar planos e estratégias com mais rapidez, como também se adaptar às situações críticas com agilidade e efetividade.
5. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:
E por último, mas não menos importante, a inteligência emocional. Na verdade, essa competência é essencial na rotina diária de uma empresa, pois com ela é possível construir um ambiente profissional muito mais saudável e respeitoso. Porém, em momentos de crise, ela se torna ainda mais necessária, pois um gestor que possui uma inteligência emocional saberá gerenciar as suas reações e emoções e, principalmente, saberá interpretar e entender as reações e emoções de sua equipe.