Blog da STS

Informações valiosas sobre
contabilidade e negócios.

Receba nossas novidades antes de todos.

Diferenças entre Holding Patrimonial e Holding Familiar

De forma resumida, Holding Patrimonial é quando uma empresa ou sociedade controla um patrimônio. Já a Holding Familiar é quando uma empresa ou sociedade controla os bens de uma ou mais pessoas físicas pertencentes à mesma família. Continue lendo o nosso artigo e conheça mais sobre o assunto.

HOLDING:

A palavra holding vem do verbo em inglês “to hold” que pode ser traduzido como: ter o controle de algo. Considerando isso, a palavra Holding é conceituada como uma empresa que tem o controle de algo, que podem ser outras empresas, bens ou até direitos. E com esse controle elas proporcionam melhor planejamento financeiro, jurídico e estratégico, porém sem interferir na operacionalização das empresas ou bens controlados.

HOLDING PATRIMONIAL:

A Holding Patrimonial pode ser definida como uma pessoa jurídica que tem o objetivo de gerenciar o patrimônio de determinado arranjo familiar. Ou seja, é uma empresa concebida com o propósito de hospedar os bens da pessoa física em uma estruturação societária, podendo ser uma holding mista ou apenas uma administradora de bens.

Dessa forma, todo o patrimônio de uma pessoa física é integralizado no capital social da empresa ou sociedade, proporcionando menos desgastes financeiros e emocionais. Além de dificultar que o patrimônio seja atingido por obrigações próprias da pessoa física.

HOLDING FAMILIAR:

A principal característica da Holding Familiar é que o seu uso será sempre voltado para servir ao planejamento dos membros da família empresária, tendo que lidar, por exemplo, com:

  •  A administração de bens;
  • A sucessão de membros;
  • A otimização fiscal;
  • E a organização patrimonial.

    A maior vantagem da Holding Familiar está na preservação dos bens familiares, pois por meio de contrato social é possível proteger o patrimônio de terceiros. Como por exemplo, estipular o dever dos herdeiros por um regime de casamento com separação total de bens, evitando assim divergências em caso de separação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *