Blog da STS

Informações valiosas sobre
contabilidade e negócios.

Receba nossas novidades antes de todos.

Participação de lucros: o que é e como funciona?

Participação de lucros: o que é e como funciona?

A participação de lucros pode ser entendida como uma espécie de estímulo a mais aos funcionários. Isso porque ela é baseada na divisão de lucros entre os colaboradores de uma empresa. E uma das suas principais vantagens é a melhora na produtividade da empresa, se você tem interesse em saber mais sobre participação de lucros, continue lendo o nosso artigo e conheça um pouco mais sobre essa forma de remuneração.

O QUE É:

Como dito anteriormente, a participação de lucros ou PLR é uma forma de remuneração que se baseia na divisão de lucros entre os funcionários de uma empresa. Ela é regulamentada pela Lei 10.101/00 e é bastante usada em grandes corporações, principalmente pelo fato dela proporcionar melhores resultados em menores espaços de tempo.

COMO FUNCIONA:

A participação de lucros funciona a partir de uma diretriz que estabelece remunerações variáveis de acordo com os resultados da empresa no ano anterior. E essas variações podem ser medidas por critérios de avaliação do desempenho de funcionários, ou pela classificação de porcentagem de lucros entre os setores mais estratégicos, por exemplo.

COMO FUNCIONA O PAGAMENTO:

Na participação de lucros o pagamento é feito de forma coletiva com todos os colaboradores da empresa, pois é crucial que todos participem e não apenas uma pessoa ou um grupo. E esse pagamento pode ser feito de três maneiras:

  1. Com a divisão em partes iguais para todos os colaboradores, independente do valor salarial ou cargo;
  2. Com a divisão de acordo com a remuneração e o cargo de cada colaborador;
  3. E com a divisão mista, ou seja, com uma parcela igual para todos os colaboradores e outra parcela de acordo com o cargo de cada um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *